maio 09, 2011

Copa dos Bilhões




Em 2003 o Governo Lula investiu 953 milhões de reais em segurança. 6 anos mais tarde,em 2009,os investimentos triplicaram: 2,7 bilhões. Na época até em contra capa de revista masculina era possível encontrar essa informação,tamanha foi a divulgação pelo governo.

No início de 2007 ,com a criação do PAC, o comprometimento do governo foi investir 8 bilhões em educação até 2010,em um conjunto de medidas focando principalmente a educação básica - Os professores de escolas públicas se lembram dessa nobre ação como : Ou aprova,ou cortamos a verba.

No ano de 2010,os investimentos da Petrobras atingiram 53,8 bilhões - a Petrobras é considerada a maior empresa brasileira em atividade.

Um levantamento feito com os governos estaduais e prefeituras das 12 cidades-sede contabilizou os investimentos necessários e chegou ao valor de 80 bilhões. Não precisa fazer as contas,sim, é dez vezes o valor que o PAC pretendia investir em educação em 3 anos. Sim,é trinta vezes o investido em segurança em 2009 após a triplicação dos investimentos. TUDO ISSO? Quissá fosse.

Como se sabe e ,infelizmente,já virou um mero senso comum apenas repetir,a corrupção no governo brasileiro não é minoria. No nacionalmente pouco divulgado Ranking de Transparência Política o Brasil caiu da posição 46ª(2001) para 72ª em 2007.

Na semana de Carnaval,a famosa Política do Pão e Circo - sem pão,já é um prato cheio para Vossas Vagabundicências aumentarem salário a esmo e colocarem em prática esquemões de desvios de verba e tráfico de influência com o risco máximo de passeatas aqui e ali além das rotineiras matérias dos poucos jornais sérios - e moribundos - em circulação.

A esperança é de que,assim como fez a Colômbia em 83,o Brasil abra mão desse estupro mental e financeiro- sob a figura dos poucos líderes sérios e (coletivamente) sensatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário